AS CINCO VERDADES DO CALVÁRIO
Cuidado que ninguém vos venha a enredar com sua filosofia e vãs sutilezas, conforme a tradição dos homens, conforme os rudimentos do mundo e não segundo Cristo; porquanto, nele, habita, corporalmente, toda a plenitude da Divindade. Também, nele, estais aperfeiçoados. Ele é o cabeça de todo principado e potestade. Nele, também fostes circuncidados, não por intermédio de mãos, mas no despojamento do corpo da carne, que é a circuncisão de Cristo, tendo sido sepultados, juntamente com ele, no batismo, no qual igualmente fostes ressuscitados mediante a fé no poder de Deus que o ressuscitou dentre os mortos. E a vós outros, que estáveis mortos pelas vossas transgressões e pela incircuncisão da vossa carne, vos deu vida juntamente com ele, perdoando todos os nossos delitos; tendo cancelado o escrito de dívida, que era contra nós e que constava de ordenanças, o qual nos era prejudicial, removeu-o inteiramente, encravando-o na cruz; e, despojando os principados e as potestades, publicamente os expôs ao desprezo, triunfando deles na cruz. (Cl 2.8-15)
O mundo é contra Cristo e sua obra. O diabo sempre vai trabalhar para enfraquecer a verdade de Deus em sua vida e tentar distraí-lo com filosofias e ensinos que tentam de alguma maneira agitar sua carne. Quando você aceita esses ensinos, eles confundem sua vida. Se você os tomar como prumo para sua caminhada, isso destruirá sua vida espiritual.
Os Colossenses eram assediados por mentiras semelhantes, o gnosticismo estava se infiltrando na igreja, o qual era muito sutil naquela época, por isso algumas pessoas eram assediadas por esses ensinos. O gnosticismo produzia mistura, fazendo com que a verdade do evangelho fosse enfraquecida. Eles não aceitavam o fato de Jesus ser Deus, mas não batiam de frente, tentavam de alguma forma distrair os irmãos com filosofias vãs.
Hoje, infelizmente nós sofremos com os mesmos problemas, não em relação a ensinos gnósticos, mas eles foram substituídos pela famosa autoajuda. E o mais triste é que, em muitos púlpitos, essa tem sido a mensagem. Não é triste saber que, em vez de as pessoas ouvirem a respeito do evangelho e da obra do Calvário, em muitos lugares, estão ensinando sobre como se pode alcançar o sucesso, vencer isso ou aquilo outro?