Sinais de quem viu a Graça
Só existem dois princípios de vida. Ou você vive pela lei ou você vive pela graça. Não é possível misturar os dois, muitos crentes tentam misturar os dois princípios, mas isso não é possível.
Se formos definir o que é viver no princípio da lei poderemos definir como viver no merecimento. Todas as vezes que você está raciocinando com base no merecimento ou relacionando nessa base você está na lei. A lei é assim, se você merece será abençoado se você não merece não será abençoado.
O princípio da graça é o princípio do favor imerecido. Enquanto a lei é baseada no merecimento, a graça é um outro tipo de vida, outro paradigma. A graça é um tipo de vida com o que Deus vive e convida você para entrar nele. A graça é sempre baseada no amor de Deus por mim. No favor que eu recebi sem merecer.
Se você vive na graça, no favor imerecido, a bênção alcança você. O favor de Deus alcança você. A gloria de Deus alcança você. Mas se você resolve sair da graça para viver na lei, lá só tem maldição. A lei de Deus é boa, perfeita e justa, mas ela não tem poder para te salvar.
Paulo diz que a lei pode apenas te condenar. Quando você resolve viver pelo merecimento você perde o favor e se coloca debaixo da maldição.