AINDA HÁ ESPERANÇA

Uma das passagens mais belas do evangelho, esta que fala da história de Jesus e a mulher Samaritana.

 

Entre os montes Gerizim e o monte Ebal, começa um estreito vale, onde está hoje a cidade de Naplusa, a antiga Siquém ou Sicar.

 

O poço de Jacó

 

Este é o ponto central onde ocorre o encontro de Jesus com a mulher Samaritana. O poço de Jacó está localizado perto do caminho que vai de Jerusalém a Naplusa.

 

Jesus que vinha de Jerusalém, onde a rivalidade com os fariseus se fazia muito forte, fez uma retirada pontual, partindo para a Galileia, ao norte do país. O mestre percorreria cerca de 175 km para chegar ao seu destino se fosse pelo caminho normal que percorriam.

 

Um Judeu a caminho da Galileia, costumava dar uma considerável volta, para evitar ataques que lhe reservavam os Samaritanos. Mas Jesus muda o seu trajeto e chega, com seus discípulos, ao poço que há muitos séculos Jacó tinha dado a José, seu filho.

 

Os samaritanos eram um grupo religioso que tinha conflito com os judeus no tempo de Jesus. Eles viviam na região de Samaria e misturavam o judaísmo com outras crenças. Jesus escandalizou muitos judeus porque não rejeitava os samaritanos.