Não ande ansioso
Anos atrás George Barna fez uma pesquisa sobre quais pecados os americanos mais frequentemente percebiam em suas vidas. Você sabe qual foi a resposta?
Poderíamos supor facilmente que seria a pornografia, a glutonaria ou ganância, mas surpreendentemente a resposta foi ansiedade.
Talvez porque esse seja um pecado que as pessoas percebem mais rapidamente o dano que produz.
Todo mundo tem um certo nível de estresse e ansiedade em suas vidas. No entanto, quando isso ultrapassa a linha de preocupação, torna-se pecado.
O que é ansiedade? A ansiedade é a angústia em relação às incertezas futuras.
É caracterizado por agitação e inquietação mental. Tem a ver principalmente com o que pode acontecer no futuro, seja próximo ou distante, seja real ou imaginário.
O que causa ansiedade? A ansiedade é causada por ameaças reais ou imaginárias ao nosso bem-estar.
Sentimo-nos vulneráveis e desprotegidos contra essas ameaças. Ameaças como rejeição social, violência física ou doença, pobreza, morte e uma variedade muito grande de outras ameaças.
A ansiedade tem 3 elementos principais.
Insegurança: a percepção de que algo ruim vai acontecer.
Desamparo: Não há nada que eu possa fazer.
Isolamento: Não há ninguém para me ajudar.
A ansiedade acontece quando esses três fatores se alinham.
Mas qual é a verdade sobre insegurança, desamparo e isolamento em relação ao cristão?
Embora um cristão possa se sentir inseguro, a realidade é que ele está muito seguro. A promessa do Senhor é que podemos nos achegar ao trono da graça.
Em tempos de necessidade tudo o que precisamos entender é a graça de Deus.
Acheguemo-nos, portanto, confiadamente, junto ao trono da graça, a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro em ocasião oportuna. Hebreu. 4:16
A ansiedade é resultado de uma crença errada a respeito da graça e da bondade de Deus.
Se presumimos que somente seremos ajudados com base em nosso merecimento o resultado é insegurança, desamparo e isolamento.
Viva no descanso
A vontade de Deus é que vivamos em completo descanso.
Quando falo de descanso evidentemente não estou falando de deixar de trabalhar ou viver passivamente, antes estou me referindo a algo que procede da alma.
Muitos filhos de Deus ainda vivem cheios de ansiedade, angústia e preocupações que os tira do descanso. Isso é mal aos olhos do Senhor. Ele deseja que vivamos na paz e no descanso.
Portanto, resta um repouso para o povo de Deus. Porque aquele que entrou no descanso de Deus, também ele mesmo descansou de suas obras, como Deus das suas. Esforcemo-nos, pois, por entrar naquele descanso, a fim de que ninguém caia, segundo o mesmo exemplo de desobediência. Hebreus. 4:9-11
A ordem do Senhor é que nos esforcemos para entrar no descanso.
Esse texto de Hebreus é o único lugar no Novo Testamento onde se diz que devemos nos esforçar, mas veja que é o esforço para entrar no descanso.
O descanso é a posição de vitória
O diabo sempre se coloca diante de você para perguntar: “O que você vai fazer a respeito dessa ou daquela situação?”
Nossa resposta precisa ser essa: “vou sentar e descansar”.
Ao fazer isso você está dizendo que não há mais nada a ser feito porque a obra já foi consumada por Cristo.
Parece que a obra não está terminada, você sente que não está terminada, incontáveis vozes dizem que não está terminada, mas você se senta e apenas declara: “está consumado”.
Quando você faz isso alguma coisa acontece com o seu problema.
O inimigo vai tentar ao máximo tirar você dessa posição, pois ele sabe que enquanto você está nessa posição as bênçãos fluem na sua vida, a vitória é abundante e boas coisas acontecem.
Então o alvo do diabo é fazer você ficar tumultuado e atribulado por dentro, sem descanso e paz. Por isso precisamos nos esforçar para permanecer no descanso.
Você sabe como Deus define o mal?
Em Hebreus 3 a palavra do Senhor diz que um perverso coração de incredulidade é o que nos impede de entrar no descanso.
Tende cuidado, irmãos, jamais aconteça haver em qualquer de vós perverso coração de incredulidade que vos afaste do Deus vivo. Hebreus 3:12
A palavra perverso aqui é “poneros” no grego e o seu significado primário é cheio de labores, aborrecimentos, fadigas, pressionado e atormentado pelos labores.
O sentido secundário de poneros é o mal moral a iniquidade.
Mas veja que o sentido primário da palavra é justamente perder o descanso.
Quando Deus diz para não termos um coração perverso está dizendo para rejeitarmos um coração que não tem descanso, cheio de estresse, preocupação, ansiedade e medo.
Isso é muito interessante porque o Senhor disse em Lucas 21 que a condição para sermos livrados da Grande Tribulação é ter um coração que não está embriagado com as preocupações e ansiedades da vida.
Acautelai-vos por vós mesmos, para que nunca vos suceda que o vosso coração fique sobrecarregado com as consequências da orgia, da embriaguez e das preocupações deste mundo, e para que aquele dia não venha sobre vós repentinamente, como um laço. Lucas 21:34
O vencedor, portanto, é aquele que entra no descanso. A Canaã a que somos desafiados a entrar no Novo Testamento é o descanso.
É interessante como valorizamos muito o mal moral, pensamos sempre que esse é o pior tipo de maldade.
Mas a Palavra de Deus nos mostra que perder a paz e viver sem descanso é ser reprovado por Deus.
Você foi redimido da ansiedade
Na noite em que foi traído, algumas horas antes da sua crucificação o Senhor suou sangue.
A primeira área que o Senhor deseja redimir em nossa vida é a área do estresse, medo e ansiedade na mente. Essa é a razão porque ele primeiro derramou sangue no seu suor.
Antes da queda Deus tinha dado um trabalho para o homem, portanto o trabalho é algo que procede de Deus porque ele também trabalha.
Mas depois da queda o Senhor disse que o homem trabalharia com suor. O suor tornou-se o símbolo da maldição. O homem hoje trabalha cheio de ansiedade e angústia.
Por causa disso o Senhor não aceita o suor na sua obra. Na casa de Deus tudo deve feito dentro do descanso.
Tiaras de linho lhes estarão sobre a cabeça, e calções de linho sobre as coxas; não se cingirão a ponto de lhes vir suor. (Ez. 44:18)
Ele sabia que dentro de algumas horas ele iria morrer por isso ele prometeu duas coisas.
A primeira é outro consolador. Ele nos ensinará todas as coisas. Não somente as verdades doutrinárias da Palavra, mas nos ensinará como ser bons pais, bons cônjuges, como prosperar, como lidar com problemas e tudo o mais que precisarmos.
Mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito. Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize. (Jo. 14:26-27)
Mas a segunda coisa que ele nos deixou foi a sua paz.
Imagine um homem muito rico que na beira da morte deseja nos dar alguma coisa. Ele certamente daria o seu bem mais precioso. Foi exatamente isso que o Senhor fez, ele nos deixou a sua paz. A sua paz é um senso de segurança, seguridade, prosperidade e felicidade.
Não importa quão grande é o problema, quão severa a situação ou quão terrível é o diagnóstico, o Senhor deseja que nada disso controle o nosso coração.
Se o nosso coração permanecer na paz nós veremos o milagre.
A ansiedade abre espaço para o inimigo
A saudação do Novo Testamento é sempre a graça e a paz.
A graça nos dá todas as coisas livremente porque o sangue de Jesus já pagou todo o preço.
Mas paz mantém todas coisas que nos são dadas pela graça. A paz mantém o que a graça dá.
Por causa disso a primeira coisa que o diabo procura fazer é tirar a nossa paz.
Antes que ele possa nos roubar qualquer coisa ele precisa gerar em nós um coração atribulado.
Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós. Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar. (I Pe. 5:7-8)
O diabo anda procurando alguém para devorar, isso significa que nem todos são devoráveis.
Pelo contexto descobrimos que ele anda ao derredor procurando alguém cheio de ansiedade. Se as suas emoções estão sempre agitadas e sua mente está sempre atribulada então você se torna comida para o inimigo.
Mas se você não permite seu coração ficar angustiado, ele não tem espaço contra você. O inimigo não tem espaço quando estamos cheios de paz.
Pr. Aluízio Silva