Aonde está Deus no meio do seu problema?

Eu quero compartilhar quando as coisas vão de mal a pior na sua vida. E daí perguntamos: “Aonde está Deus nesse momento tão difícil em minha vida?”

Talvez você tenha recebido recentemente um diagnóstico negativo dos doutores. Ou tenha problemas em sua família e as coisas estão runs. E se pergunta: Onde estão as promessas que Deus fez para nós? Onde está o cumprimento da promessa que eu oro tanto?

Mesmo que as coisas não estejam trabalhando em seu favor, Deus está trabalhando por você. E de repente tudo muda em sua vida e as coisas voltam ao lugar certo. Deus não libertou israel antes do mar vermelho. Ele esperou que chegassem ali e vissem o problema. Então clamaram ao Senhor, pois o inimigo estava vindo em direção a eles, prontos para matar, roubar e aniquila-los, então Deus abriu o mar vermelho.

Muitos nem sabem, mas Deus protegeu de um acidente ontem mesmo. Talvez o diabo tenha planejado que você morresse ano passado. Talvez enviou uma doença que, enquanto chegava, foi cortada pelo Senhor. E o Senhor te deu livramento. Na palavra de hoje veremos como Deus trabalha. 

Eu quero tomar hoje como exemplo A história da Rainha Ester, que aconteceu em 483 a.C. Ela se casou com o rei Xerxes “O grande”, mas é conhecido na Bíblia como o rei Assuero.

 

Precisamos valorizar a Palavra de Deus

Primeiro preciso te falar algo importante sobre a palavra de Deus. Havia um jovem que na escola foi reprovado. Então ele foi desafiado por um líder para memorizar todo o livro de provérbios. Sabe o que aconteceu? De reprovado, agora ele só teve notas altas.

A bíblia não fala geometria, matemática, leis, etc? Não, ela nos conta histórias sobre aquilo que o Senhor pode fazer. Mas, ainda assim, tem o poder sobre a sua vida. Seja qual for a sua profissão, quando você toca na palavra de Deus, você toca no poder para te fazer prosperar. Há algo sobre ler a palavra de Deus, gastar tempo na bíblia e estudar, que te faz prosperar.

A bíblia diz no Salmo 1 que aquele que medita na Palavra de Deus, tudo o que ele fizer prosperará. Não estou falando de dinheiro. Pode ser que no caminho da prosperidade você toque em riquezas. Mas estou falando de saúde, bons relacionamentos em casa, etc.

Quando você toca na palavra de Deus, você encontra vida mas também saúde para toda a sua carne.

Provérbios 4:20-22 – Filho meu, atenta para as minhas palavras; aos meus ensinamentos inclina os ouvidos. Não os deixes apartar-se dos teus olhos; guarda-os no mais íntimo do teu coração. Porque são vida para quem os acha e saúde, para o seu corpo.

Certa vez um fazendeiro falou para o filho ler a bíblia, mas ele reclamou dizendo que não conseguia entender. Então o pai o mandou pegar um cesto e encher de água no riacho para poder molhar as plantas. Mas quando ele pegava água no riacho as águas saiam pelas frestas do cesto. Depois de tentar várias vezes ele foi reclamar com o pai. Então o pai o mandou olhar para dentro do cesto. E o cesto estava totalmente limpo.

Mesmo não entendendo tudo da palavra de Deus, parece que vaza, não está entendendo nada. Mas, ainda assim, sua mente e sua vida vão se tornando pura.

 

Milagres x Provisão

O livro de Ester é o único livro da bíblia que não fala o nome de Deus. Mesmo assim você pode ver Deus trabalhando.

Não é um livro de milagres. Porque milagres o Senhor intervém mudando a situação ordinária. Mas muitos acontecimentos que estão registrados no livro de Ester são fatos naturais e sobrenaturais.

Este é um livro de provisão. A palavra provisão vem da junção de duas palavras “pro” que significa antes e “vísão” significa vejo. Então Deus vê a necessidade antes e provê.

 

Deus vê antes da hora

Muitas vezes o Senhor trabalha por detrás das cenas. E não gostamos, pois queremos compreender tudo o que ocorre conosco. Mas o nosso papel é confiar plenamente nEle.

Na história de Ester nos fala de um homem que era muito malvado e ruim, seu nome era Hamã. E o herói dessa história é Mordecai que era primo de Ester (Hadassa era o seu nome hebraico).

Ester 1:1-4 – Nos dias de Assuero, o Assuero que reinou, desde a Índia até à Etiópia, sobre cento e vinte e sete províncias, naqueles dias, assentando-se o rei Assuero no trono do seu reino, que está na cidadela de Susã, no terceiro ano de seu reinado, deu um banquete a todos os seus príncipes e seus servos, no qual se representou o escol da Pérsia e Média, e os nobres e príncipes das províncias estavam perante ele. Então, mostrou as riquezas da glória do seu reino e o esplendor da sua excelente grandeza, por muitos dias, por cento e oitenta dias.

Após isso o rei decidiu fazer outra festa em seu jardim por 7 dias. Então mandou chamar a rainha Vasti, porque ela era muito linda e ele queria mostrar a sua beleza. Mas ela disse NÃO ao seu marido.

Antes do mal acontecer Deus estava trabalhando para o seu povo.

Então os sábios que estavam com ele, disseram ao rei que se isso não fosse resolvido, todas as mulheres do medo-persa não iriam respeitar os seus maridos.

Ester 1:19-20 – Se bem parecer ao rei, promulgue de sua parte um edito real, e que se inscreva nas leis dos persas e dos medos e não se revogue, que Vasti não entre jamais na presença do rei Assuero; e o rei dê o reino dela a outra que seja melhor do que ela. Quando for ouvido o mandado, que o rei decretar em todo o seu reino, vasto que é, todas as mulheres darão honra a seu marido, tanto ao mais importante como ao menos importante.

Aqui o Senhor estava movendo na história. Estava trocando a Rainha Vasti e preparando Ester para estar no seu lugar.

Antes de você ter a necessidade ou o diabo planejar algo contra você, Deus trás a provisão. Deus vê antes da hora.

 

Somos favorecidos

Agora a ordem foi dada e o rei precisava encontrar outra esposa. Todas as mulheres da província foram chamadas para irem até o palácio.

Ester 2:15 – Ester, filha de Abiail, tio de Mordecai, que a tomara por filha, quando lhe chegou a vez de ir ao rei, nada pediu além do que disse Hegai, eunuco do rei, guarda das mulheres. E Ester alcançou favor de todos quantos a viam.

Mesmo Ester sendo linda, haviam outras mulheres lindas na província. A única maneira de se destacar é com o favor de Deus. Talvez você não tenha muita experiência. Outros são melhores que você, mas o favor faz toda a diferença.

As mulheres antes de entrar na presença do rei, tomaram banho de perfume por seis meses. Tudo era bem programado para agradar ao Rei.

Ester 2:16-17 – Assim, foi levada Ester ao rei Assuero, à casa real, no décimo mês, que é o mês de tebete, no sétimo ano do seu reinado. O rei amou a Ester mais do que a todas as mulheres, e ela alcançou perante ele favor e benevolência mais do que todas as virgens; o rei pôs-lhe na cabeça a coroa real e a fez rainha em lugar de Vasti.

Aqui vemos o favor e a benevolência sobre a vida de Ester. Se você colocar a sua confiança na graça e no favor de Deus, você vai ter sucesso, portas se abrirão.

Não dependa da sua e inteligência. O problema é que muitas vezes somos inteligentes até demais, e ficamos dependendo dessa inteligência, ou da experiência. Graças a Deus porque você estudou e tem experiências. Mas dependa exclusivamente do Senhor, do seu favor e da sua graça.

 

Os planos do Inimigo

Hamã era amalequita, e eles eram inimigos de Israel. Por isso Deus disse a Israel que não tolerassem os Amalequitas. Tudo aquilo que você tolerar vai destruir você. Saul recebeu a ordem de matar todos os amelequitas, mas ele não o fez. E foi um amalequita quem o matou.

Hoje não matamos as pessoas, mas amamos o próximo. E até mesmo os nossos inimigos. Amém? O princípio dos amalequitas no antigo testamento é a carne. Quando vemos a palavra Amalequita o seu significado em hebraico é aquele que se esforça muito.

Por isso precisamos matar o esforço carnal. Aquilo que te causa estresse, angústia e doenças. Aquilo que não te deixa descansar é o esforço carnal. O que eu tenho que fazer? Pare, isso é um amalequita. Mate ou ele vai te matar. Esse é um princípio bíblico.

Não sabemos como Hamã chegou ali, mas ele era conselheiro do rei e tinha uma posição alta. O rei gostava muito dele e o fez um braço direito. Ele era muito orgulhoso e queria que Mordecai se prostasse diante dele, para o adorar. 

Ester 3:4-6 – Sucedeu, pois, que, dizendo-lhe eles isto, dia após dia, e não lhes dando ele ouvidos, o fizeram saber a Hamã, para ver se as palavras de Mordecai se manteriam de pé, porque ele lhes tinha declarado que era judeu. Vendo, pois, Hamã que Mordecai não se inclinava, nem se prostrava diante dele, encheu-se de furor. Porém teve como pouco, nos seus propósitos, o atentar apenas contra Mordecai, porque lhe haviam declarado de que povo era Mordecai; por isso, procurou Hamã destruir todos os judeus, povo de Mordecai, que havia em todo o reino de Assuero.

Ele não queria só destruir Mordecai, mas agora seriam a todos os judeus.

Você crê que Deus está trabalhando por detrás da cena, mesmo que exteriormente parece que está tudo contra você? As pessoas que não merecem promoção a recebem e você até é despedido. Deus tem algo melhor para você. Creia nisso! Deus fez isso para que você não passe por algum problema naquela companhia. Porque Deus está trabalhando por você! E você tem favor com o Senhor. Quanto mais você crer nisso, quando acontecer Deus será glorificado.

Deus se move por meio da nossa fé, porque a fé vai honrar e dar glória à Ele. Mas se você caminha de maneira natural, mesmo quando Deus fizer algo, você não vai glorificá-Lo. Porque sem fé é impossível agradar a Deus (Hb 11:6).

Hamã planejou com os seus amigos o dia para eliminar os judeus. E falou ao rei que haviam um grupo de pessoas que não respeitavam a lei e faziam conforme eles acreditavam. E pediu permissão para que o seu exército eliminasse essas pessoas no dia 13 do décimo segundo mês e o rei o permitiu selando o decreto com o seu anel. Talvez por isso que culturalmente dizem que é o dia do azar. Mas o dia do seu azar será transformado em dia de sorte, um dia de vitória e de celebrar.

Algo sobre o selo do anel do rei, é que aquilo que foi definido não poderia de maneira alguma ser mudada.

Antes que tudo isso acontecesse Deus preparou Ester para ser a Rainha. Não é incrível que Deus prepara Moisés no palácio de Faraó? Coisas pequenas acontecem e Deus vai agindo. Um bebê chorando, e quem sabia que a filha da filha de faraó estaria naquele lugar? E se ela empurrasse o cesto e não pegasse ele? Um único bebê mudou a história de toda uma nação. 

Deus usa as menores coisas, e porque nós somos pessoas orgulhosas, buscamos as coisas maiores e menosprezamos as coisas pequenas que Deus está fazendo. Mas Deus pode usar essas coisas pequenas para mudar tudo ao seu favor.

 

Ser usado por Deus é FAVOR

Mordecai estava clamando com pano de saco e cinza quando ouviu o decreto. Ele, então, enviou uma mensagem para sua prima Ester.

Ester 4:14 – Porque, se de todo te calares agora, de outra parte se levantará para os judeus socorro e livramento, mas tu e a casa de teu pai perecereis; e quem sabe se para conjuntura como esta é que foste elevada a rainha?

Se Deus nos permite sermos usados para fazer algo, considere um privilégio. Porque se você não se posicionar, a ajuda vira de outra parte. Mas nada poderá impedir o agir de Deus. Quando Deus te pede para fazer algo ele quer que você seja abençoado.

Pedro não era o único que tinha um barco no mar da Galileia. Então Jesus entra em seu barco e pergunta se poderia usar para pregar a palavra. Parecia ser perca de tempo, porque o barco deveria ser usado para pesca. Se você acha que estar aqui é perca de tempo, você está enganado.

Isaias 40:31 – Mas os que esperam no Senhor renovam as suas forças, sobre com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam.

Depois de Jesus pregar ele chamou Pedro para pescar e deu uma rede cheia de peixes. Agora imagina se Ele tivesse ido para outro barco? Ele está te posicionando. É um privilégio.

 

Agir com sabedoria atraí Favor

Ester se prepara para encontrar com o Rei. Mas havia uma lei que dizia que se ela entrasse na presença do rei sem ser convidada ela morreria.

Ester 5:1-4 – Ao terceiro dia, Ester se aprontou com seus trajes reais e se pôs no pátio interior da casa do rei, defronte da residência do rei; o rei estava assentado no seu trono real fronteiro à porta da residência. Quando o rei viu a rainha Ester parada no pátio, alcançou ela favor perante ele; estendeu o rei para Ester o cetro de ouro que tinha na mão; Ester se chegou e tocou a ponta do cetro. Então, lhe disse o rei: Que é o que tens, rainha Ester, ou qual é a tua petição? Até metade do reino se te dará. Respondeu Ester: Se bem te parecer, venha o rei e Hamã, hoje, ao banquete que eu preparei ao rei.

Ela alcançou mais uma vez favor. E pediu para o rei e Hamã participar de um banquete com ela. Ela usou de estratégia e suspense.

No banquete o rei perguntou o que ela queria, e mais uma vez ela pediu para ter outro banquete no dia seguinte com o rei e Hamã, criando um suspense.

Ester 5:9-14 – Então, saiu Hamã, naquele dia, alegre e de bom ânimo; quando viu, porém, Mordecai à porta do rei e que não se levantara, nem se movera diante dele, então, se encheu de furor contra Mordecai. Hamã, porém, se conteve e foi para casa; e mandou vir os seus amigos e a Zeres, sua mulher. Contou-lhes Hamã a glória das suas riquezas e a multidão de seus filhos, e tudo em que o rei o tinha engrandecido, e como o tinha exaltado sobre os príncipes e servos do rei. Disse mais Hamã: A própria rainha Ester a ninguém fez vir com o rei ao banquete que tinha preparado, senão a mim; e também para amanhã estou convidado por ela, juntamente com o rei. Porém tudo isto não me satisfaz, enquanto vir o judeu Mordecai assentado à porta do rei. Então, lhe disse Zeres, sua mulher, e todos os seus amigos: Faça-se uma forca de cinquenta côvados de altura, e, pela manhã, dize ao rei que nela enforquem Mordecai; então, entra alegre com o rei ao banquete. A sugestão foi bem-aceita por Hamã, que mandou levantar a forca.

Indignado Hamã, porque Mordecai não se dobrará diante dele manda construir uma forca no quintal de sua casa de mais ou menos 6mt de altura.

 

Deus move nas pequenas coisas

Deus usa coisas menores para que o mover em nossa vida aconteça. No capítulo 6 vemos que o rei nessa noite teve insônia e decidiu ler os livros dos feitos memoráveis. Lá ele viu que Mordecai havia denunciado dois eunucos que haviam planejado matar o Rei. E que ainda não tinham feito nada para honrá-lo.

Bem cedo chegou Hamã para contar da forca que tinha feito para matar Mordecai, e o rei pergunta a ele o que deveria fazer para que ele pudesse honrar alguém. Mordecai pensou que estava falando dele. Porque todo soberbo acha que sempre estão falando de si. Então sugeriu o rei vestir esse com a melhor roupa que o rei tinha, colocar uma coroa real em sua cabeça e andar no melhor cavalo que o rei costumava a andar, e ainda alguém deveria ir a frente declarando: Assim se faz ao homem a quem o rei deseja honrar.

Então o rei disse a Hamã, faça isso com Mordecai que está aí na porta e seja feito tudo como você disse. 

Quando Deus decide te abençoar é abençoado. Talvez tenha sido demitido, está passando por lutas, mas Deus vai mudar a sua história.

 

Tudo será transformado em seu favor

Ester 7:1-10 – Veio, pois, o rei com Hamã, para beber com a rainha Ester. No segundo dia, durante o banquete do vinho, disse o rei a Ester: Qual é a tua petição, rainha Ester? E se te dará. Que desejas? Cumprir-se-á ainda que seja metade do reino. Então, respondeu a rainha Ester e disse: Se perante ti, ó rei, achei favor, e se bem parecer ao rei, dê-se-me por minha petição a minha vida, e, pelo meu desejo, a vida do meu povo. Porque fomos vendidos, eu e o meu povo, para nos destruírem, matarem e aniquilarem de vez; se ainda como servos e como servas nos tivessem vendido, calar-me-ia, porque o inimigo não merece que eu moleste o rei. Então, falou o rei Assuero e disse à rainha Ester: Quem é esse e onde está esse cujo coração o instigou a fazer assim? Respondeu Ester: O adversário e inimigo é este mau Hamã. Então, Hamã se perturbou perante o rei e a rainha. O rei, no seu furor, se levantou do banquete do vinho e passou para o jardim do palácio; Hamã, porém, ficou para rogar por sua vida à rainha Ester, pois viu que o mal contra ele já estava determinado pelo rei. Tornando o rei do jardim do palácio à casa do banquete do vinho, Hamã tinha caído sobre o divã em que se achava Ester. Então, disse o rei: Acaso, teria ele querido forçar a rainha perante mim, na minha casa? Tendo o rei dito estas palavras, cobriram o rosto de Hamã. Então, disse Harbona, um dos eunucos que serviam o rei: Eis que existe junto à casa de Hamã a forca de cinquenta côvados de altura que ele preparou para Mordecai, que falara em defesa do rei. Então, disse o rei: Enforcai-o nela. Enforcaram, pois, Hamã na forca que ele tinha preparado para Mordecai. Então, o furor do rei se aplacou.

Aquilo que o diabo planejou para destruir a sua vida, será revestido de glória. O Senhor está cuidando de você!

Talvez você não saiba disso, mas você é favorito de Deus. Aquele que te toca, toca na menina dos olhos do Senhor (Salmos 17:8).

Depois Mordecai se tornou o conselheiro do rei, e no dia 13 foi dado o direito de todo judeu se defender. 

Deus nunca nos abandona, mas sempre nos ajuda.

Assim como foi com Ester, seu primo e o povo judeu, será com você também. Continue crendo. Nem tudo ocorre como planejamos, mas o Senhor está cuidando de nós e no final tudo será revertido ao seu favor.