INTIMIDAÇÃO 

Como vencer? 

Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso 

adversário, anda em derredor, como leão que 

ruge procurando alguém para devorar; resisti-lhe 

firmes na fé, certos de que sofrimentos iguais aos 

vossos estão-se cumprindo na vossa irmandade 

espalhada pelo mundo. Ora, o Deus de toda a 

graça, que em Cristo vos chamou à sua eterna 

glória, depois de terdes sofrido por um pouco, ele 

mesmo vos há de aperfeiçoar, firmar, fortificar e 

fundamentar. I Pe. 5:8-10 

A escritura diz que o inimigo anda como leão que ruge, procurando a quem possa devorar. O propósito quando um leão ruge é intimidar seus oponentes, causar medo e terror. 

Da mesma forma, o inimigo adora rugir, não em voz alta, mas em nossos pensamentos. Ele usa a intimidação, o medo, a dúvida para tentar nos paralisar. O rugido são pensamentos como “Você nunca vai ficar bom, você nunca vai sair do vício. Você não pode realizar esse sonho, você não tem o talento e nem habilidade necessária. 

A maneira como você lida com o rugido vai determinar se você vai ou não alcançar o seu propósito em Deus. 

Se você acreditar nas mentiras isso fará com que o medo crie raízes e o impedirá de alcançar as promessas de Deus. 

Como vencer a batalha que há em sua mente? 

Ignore o rugido 

Você tem que aprender a ignorar o rugido, não preste atenção às suas ameaças. Ele anda como um leão que ruge, mas ele mesmo não é um leão, ele não tem nenhum poder sobre você. 

O único poder que ele tem é o poder que você dá a ele por acreditar no rugido. Não há o que você possa fazer para impedir o rugido. 

Você vai ouvir o rugido, mas você não precisa ser intimidado, não precisa viver preocupado e angustiado.

Eu creio que o rugido é apenas um sinal de que aquilo que o Senhor prometeu está a caminho. 

O inimigo não estaria rugindo se não percebesse que há grandes coisas vindo em seu futuro. 

Ele não estaria gritando essas ameaças se não soubesse que você é um matador de gigantes. 

O inimigo é um mentiroso, portanto você pode crer que a realidade é o oposto do que ele está dizendo. 

Se ele diz na sua mente que você nunca vai encontrar a pessoa certa, pode estar certo que a pessoa certa está a caminho. 

Você ouve aquele rugido: seu filho nunca vai voltar para o caminho do Senhor. Creia no o oposto, declare que você e sua casa vão servir ao Senhor. 

Há alguém para devorar 

A palavra de Deus diz que o inimigo anda em busca de alguém a quem possa devorar. Isso significa que ele não pode devorar todos. 

O que determina se você pode ou não ser devorado é o que você faz com o rugido. Se você acreditar no rugido, será derrotado. Se você persistir nas mentiras, viver preocupado, intimidado, com medo, não verá as promessas se cumprirem. Como você lida com o rugido determina se você pode ou não ser devorado. 

Não deixe os pensamentos negativos agirem, as ameaças, o medo, a intimidação – comece a ignorar o rugido. 

Mantenha sua mente positiva, esperançosa e cheia de fé. 

Todos sabem que os leões são animais territoriais. Uma das razões pelas quais eles rugem é para manter outros animais fora de seu território. Seu rugido é para tentar intimidá-los, trazer medo.  

O mesmo princípio se aplica ao diabo: quando você começa a tomar um novo território, você começa a se apropriar da sua cura,sua liberdade, sua abundância, o inimigo pensa que é território dele, ele pensa que pertence a ele, então você ouvirá aquele rugido mais alto do que nunca. 

Ele espera intimidá-lo para que você volte atrás e não vá atrás do que Deus colocou em seu coração. 

Nesses dias tenho entrado num território novo da internet. Por causa disso o inimigo está sempre me dizendo: “ninguém vai querer ouvir você”. Você não tem a experiência e nem o talento para isso. Você vai fazer um papel de tolo”. Mas a verdade é que Deus já determinou a bênção sobre mim e o meu ministério. Creio que entraremos em novo mover e o alcance da mensagem vai ser muito maior.

O inimigo começou a rugir, com pensamentos altos, intimidantes e convincentes. Em certo sentido, tudo o que eles estão dizendo pode ser verdade, mas Deus colocará coisas em nosso espírito que não farão sentido para a nossa mente natural. 

Tudo o que Deus colocou em seu espírito pertence a você. Você tem que estar de acordo com o seu coração, não com a aquilo que vai na cabeça. 

A estratégia do inimigo é usar o medo e a intimidação para nos manter em nossa zona de conforto. Isso é apenas um rugido, ele não tem poder para nos impedir de avançar. Esses pensamentos que limitam e intimidam são todos mentiras para tentar mantê lo longe da promessa de Deus. Sim, é alto e parece convincente, mas é aqui que a fé tem que entrar em ação. Eu vou crer no que Deus diz sobre mim. Eu sou quem ele diz que sou, posso fazer o que ele diz que posso. 

O Senhor me desafiou a fazer uma mentoria para ensinar mais pessoas sobre o evangelho. O rugido foi alto! Tive medo, fiquei intimidado, não sabia se ia conseguir, mas decidi falar de vitória, comecei a declarar as promessas do Pai sobre a minha vida. “Sou forte no Senhor. Posso todas as coisas em Cristo. Eu fui criado e chamado para um tempo como este. Sou equipado, capacitado e ungido pelo Espírito. 

Às vezes você precisa ignorar o rugido, outras vezes você precisa rugir de volta. O inimigo sabe rugir, então você precisa ser bom em rugir também. 

Pare de deixar o rugido dominar sua vida

Assuma o controle de seus pensamentos. 

A batalha está ocorrendo em nossa mente. 

O inimigo sabe que se conseguir controlar seus pensamentos, ele pode controlar a sua vida. 

Ignore o rugido, siga em frente e Deus o levará ao seu destino. 

O inimigo não tem novos truques. Ele não é criativo, ele usa as mesmas táticas, o leão que ruge. Ameaças em voz alta, pensamentos em voz altamdo tipo “não vai dar certo; este problema é muito grande. Desista! Volte atrás”. Ele espera derrotá-lo por meio desses pensamentos negativos. 

Deus não vai deixar você entrar em um problema do qual ele não pode te tirar. Ele não vai lhe dar um sonho que você não possa realizar. 

Tire sua atenção de todas as coisas negativas, das ameaças, das dúvidas, do medo, da intimidação, isso é de se esperar, é o leão que ruge fazendo o que faz para tentar impedi lo. Agora faça sua parte e ignore o rugido. 

Quando você se sentir bombardeado pela dúvida, medo e oposição, procure alguém cheio de fé que possa concordar em oração com você. A palavra de Deus diz que um pode perseguir mil, mas dois podem colocar dez mil em fuga.

Nestes tempos em que o leão está rugindo, você não precisa de pessoas que concordem com o leão. Você precisa de alguém que libere fé junto com você para fazer calar o rugido do inimigo. 

Ignore as ameaças e comece a fazer orações cheias de fé. 

O que você está dizendo quando o inimigo está rugindo é muito importante. Não fique paralisado pelo rugido, fale de vitória diante da derrota, fale de paz diante do medo, fale de saúde diante da doença, fale de abundância diante da carência. Em vez de reclamar profetize a vitória e declare o favor de Deus sobre a sua vida. 

O Senhor quer levar o seu negócio a um novo nível – esse rugido é para tentar convencê-lo a desistir do que Deus prometeu. O motivo pelo qual é alto e insistente é porque o inimigo sabe que está em seu território. Ele está ameaçando você esperando que você recue, ele espera que você acredite nas mentiras dele e se conforme com a mediocridade. 

Mas hoje você vai rugir de volta contra ele. Esse é o tempo de Deus para você! 

Mantenha a sua posição 

Há alguns anos estive numa conferência na África e na ocasião eu e minha esposa fomos a um game safari e vimos todos aqueles animais selvagens maravilhosos. Nessa ocasião o guia nos explicou que quando alguém é abordado por um leão ele nunca deve dar as costas, mas deve manter a posição. 

Achei surpreendente saber que a melhor coisa que a pessoa pode fazer é se manter firme e continuar olhando o leão nos olhos. O guia disse algo fascinante: a maior parte do barulho que ele faz são simulações. O leão está apenas observando o que você vai fazer. Se você correr, ele vai atacar, mas se você se mantiver firme, ele vai afastar-se. 

Não é por acaso que o diabo é chamado de leão que ruge. Ele ruge para ver o que você vai fazer. Se você vai correr, se intimidar e desistir de seus sonhos, então ele pode derrotá-lo. Mas se você se mantiver firme descobrirá que a nossa vitória é apenas permanecer na posição que o Senhor nos colocou. 

Conheça o verdadeiro rugido 

Não precisamos temer o inimigo rugindo ao nosso derredor. Pedro diz que o diabo anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar. Não sou entendido de leões, mas eu assisto Discovery channel e já vi leões caçando. Eles jamais chegam diante das gazelas rugindo, antes eles se aproximam com todo silêncio. Se o diabo está rugindo é porque ele sabe que não pode devorar o rebanho e está tentando matar a ovelha com o próprio medo dela. Mas eu penso que há ainda um a outra razão pela qual o inimigo ruge. Creio que é para que você pense que o Leão da tribo de Judá é que está rugindo e assim você fique assustado presumindo que ele está irado com você. Quando o adversário rugir apenas se alimente do pão da vida na presença dele.

Uma das maiores estratégias do diabo é se passar pelo Leão da tribo de Judá e rugir para os irmãos. A ideia é que os irmãos ouçam o rugido e pensem que o Senhor está irado com eles. 

Provérbios diz que o Senhor Jesus é o verdadeiro leão e o seu bramido é o do rei. Como o bramido do leão, assim é a indignação do 

rei; mas seu favor é como o orvalho sobre a erva. 

Pv. 19:12 

Cada um de nós precisa entender que o inimigo mesmo não é o leão, mas ele se passa como tal para rugir imitando o Leão da tribo de Judá. 

E quando o crente ouve o seu rugido pensa que é o rei que está irado com ele (I Pe. 5:7-8). 

Esse certamente é um engano comum, as pessoas confundem a condenação do maligno com o convencimento do Espírito. 

Se você pensa que Deus está irado com você então já não conseguirá ter fé para nada. A mentalidade de condenação faz com que pensemos que Deus está sempre irado conosco. 

Diga uma basta para as mentiras do inimigo. Você está debaixo do favor do Pai. Toda ira de Deus foi lançada sobre o Senhor Jesus na cruz para que hoje o céu esteja aberto sobre nós.