Como Receber Visões de Deus
Por toda a Bíblia, vemos que a linguagem do Espírito Santo é a linguagem de visões e sonhos. Ambos envolvem imagens de fé e visões proféticas de Deus que transcendem o tempo e o espaço.
Observe em Atos 2 que quando o Espírito foi derramado sobre as pessoas, elas receberam sonhos e visões. Esta é a linguagem do Espírito Santo.
Não é apenas orar em línguas, mas também receber visões e sonhos.
Aquilo que era exclusivo para os profetas no antigo testamento é agora a herança dada por Deus aos seus filhos.
Isso é o que o apóstolo Pedro, citando o profeta Joel, disse em Atos 2:
E acontecerá nos últimos dias, diz o Senhor, que derramarei do meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, vossos jovens terão visões, e sonharão vossos velhos. Atos 2:17
A maneira básica como Deus nos fala é através de Sua Palavra, mas Deus também fala conosco em forma de imagem – em visões e sonhos que estão de acordo com Sua Palavra.
Muito embora haja pessoas que têm a unção especial de profeta na nova aliança, Deus nos deu a capacidade de receber suas visões para nossas próprias vidas. É nossa herança!
Não despreze visões e sonhos
Visões e sonhos são uma forma básica como Deus fala conosco.
Podemos ver isso claramente em sua resposta a Arão e Miriã quando eles se rebelaram contra Moisés. Não devemos desprezar e nem desacreditar sonhos e visões, porque o próprio Deus disse que fala com Seus profetas dessa maneira.
Então, disse: Ouvi, agora, as minhas palavras; se entre vós há profeta, eu, o SENHOR, em visão a ele, me faço conhecer ou falo com ele em sonhos. Números 12:6
Quando estiver orando por alguém, muitas vezes Deus lhe mostrará uma visão para aquela pessoa.
Lembre-se que essas visões sempre edificarão, exortarão e consolarão a pessoa.
Não fale de doenças, pragas ou morte porque essas visões não são de Deus.
O Senhor Jesus teve visões
Você é chamado para ser como Jesus, que foi guiado por visões dadas por Deus.
Mas ele lhes disse: Eu via Satanás caindo do céu como um relâmpago. Lucas. 10:18.
Durante Seu tempo na terra, o Senhor foi totalmente homem, mas Ele sempre atuou com a unção do Espírito Santo (Atos 10:38), e uma das maneiras pelas quais podemos ver isso é que Ele se moveu de acordo com as visões que Deus Lhe deu.
como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com poder, o qual andou por toda parte, fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele; Atos 10:38
Podemos ver isso no encontro de Jesus com o homem paralítico no tanque de Betesda.
Naquele lugar havia muitos enfermos, cegos e coxos que esperavam o movimento da água (João 5:3).
Dizia-se que a primeira pessoa a entrasse na água seria curada. Este lugar, o tanque de Betesda, é uma imagem da lei da velha aliança por meio da qual você precisava se qualificar para receber a bênção de Deus.
E este é o lugar onde Jesus veio para salvar aqueles que não podiam se salvar.
Neste tanque, Jesus encontrou um homem que era coxo por 38 anos e o curou. Este homem é uma imagem de Israel que vagou no deserto por 38 anos, e esta história é um quadro de como o Senhor Jesus veio para curar Israel.
Por que Jesus curou apenas este homem no tanque de Betesda quando havia muitos outros doentes?
Todas as pessoas que foram curadas tiveram que vir ao Senhor.
Ele não foi atrás de ninguém.
Esse homem é a única exceção.
Então, lhes falou Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que o Filho nada pode fazer de si mesmo, senão somente aquilo que vir fazer o Pai; porque tudo o que este fizer, o Filho também semelhantemente o faz. Porque o Pai ama ao Filho, e lhe mostra tudo o que faz, e maiores obras do que estas lhe mostrará, para que vos maravilheis. João 5:19–20
O Senhor Jesus fez o que viu o Pai fazer. Mesmo Jesus, que era totalmente Deus, nada podia fazer por si mesmo. O Pai lhe mostrava todas as coisas.
Havia muitos que precisavam de cura, mas o Pai deu a Jesus uma visão específica sobre quem ele deveria ministrar, e era o homem enfermo por 38 anos.
Em outras palavras, é certo que Deus mostrou ao Senhor Jesus através de uma visão aquele que Ele iria curar.
A cura é para todos, mas em algumas situações particulares, Deus tem Seus motivos para tocar apenas certas pessoas. Nem sempre vamos entender o porquê.
Nossa parte é simplesmente seguir as visões que Deus está nos dando para que possamos ser um canal de Seu poder na vida das pessoas.
As visões são sempre boas?
Temos aprendido que a maneira como frequentemente Deus fala com o Seu povo é por meio de visões (imagens) proféticas.
O problema é que o diabo também procura lançar visões ao nosso coração.
Mas as visões do maligno são falsas e, geralmente envolvem imagens que retratam o mal e a devastação. Elas também podem vir na forma de pesadelos. Se o sonho ou a visão que você tiver faz com que você se sinta abatido ou com medo, amarre-o em nome de Jesus e não pense mais nele.
Embora o diabo possa profetizar planos malignos, somente Deus é onisciente e pode mostrar-lhe as coisas que estão por vir (Jo. 16:13).
quando vier, porém, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas que hão de vir. João 16:13
Por causa disso existem crentes que têm medo de receber visões porque temem que as visões possam ser do diabo. Mas a verdade é que esse medo procede do diabo.
Receber visões e sonhos é nossa herança legítima como filhos de Deus hoje.
Porque Jesus foi glorificado, podemos ter certeza que o Espírito Santo nos foi dado e é ele quem nos dá visões e sonhos (João 7:39).
Isto ele disse com respeito ao Espírito que haviam de receber os que nele cressem; pois o Espírito até aquele momento não fora dado, porque Jesus não havia sido ainda glorificado.
João 7:39
Às vezes, Deus até revela visões proféticas a homens descrentes.
Mas é necessário um crente cheio do Espírito para ser capaz de interpretar essas visões.
Por exemplo, Faraó teve um sonho que nenhum dos sábios pôde interpretar, exceto José (Gênesis 41:38). E Nabucodonosor teve um sonho que os seus sábios de Babilônia não conseguiram interpretar, exceto Daniel (Dn 2).
Isso mostra que, embora qualquer pessoa possa ter visões, a sabedoria para interpretar essas visões vem do próprio Deus.
Uma pergunta que as pessoas sempre fazem é se as visões e sonhos de Deus podem ter um conteúdo negativo ou avisos ruins para nós. Eu penso que sim, mas lembre-se sempre que com as más notícias também vem uma solução para o problema. Podemos ver isso em Atos 11:
E, apresentando-se um deles, chamado Ágabo, dava a entender, pelo Espírito, que estava para vir grande fome por todo o mundo, a qual sobreveio nos dias de Cláudio. Os discípulos, cada um conforme as suas posses, resolveram enviar socorro aos irmãos que moravam na Judéia. Atos 11:28-29
Se haverá uma grande fome no mundo, então vamos ter uma atitude prática e enviar socorro aos irmãos da Judéia. Embora as visões de Deus possam incluir imagens de eventos negativos, essas visões também trazem soluções e respostas práticas para os eventos profetizados.
Deus nunca lhe dará uma visão negativa ou assustadora e o deixará sozinho.
Ele sempre lhe dará também o escape ou algo positivo pelo que esperar.
No Antigo Testamento, as visões que os profetas recebiam nem sempre eram boas porque eles estavam debaixo da lei.
Assim, embora houvesse momentos em que profetizassem o bem, também havia momentos em que profetizavam a punição pelos pecados do povo.
Por exemplo, antes de o rei Nabucodonosor invadir Jerusalém e a terra de Judá, as visões que os profetas tiveram eram de guerra e derramamento de sangue.
Mas hoje, nós vivemos debaixo da Nova Aliança e na Nova Aliança Deus sempre profetiza o bem a nosso respeito.
Visões edificam, exortam e confortam
Profecias são palavras inspiradas pelo Espírito Santo que contêm visões que nos edificam, exortam e confortam.
Mas o que profetiza fala aos homens, edificando, exortando e consolando.
1 Coríntios 14:3
Hoje debaixo da graça, o julgamento que era nosso caiu sobre Jesus na cruz.
Vivemos do lado das bênçãos, não das maldições.
Todos quantos, pois, são das obras da lei estão debaixo de maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanece em todas as coisas escritas no Livro da lei, para praticá-las Gálatas 3:10.
Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se ele próprio maldição em nosso lugar (porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado em madeiro), para que a bênção de Abraão chegasse aos gentios, em Jesus Cristo, a fim de que recebêssemos, pela fé, o Espírito prometido. Gálatas 13:14
Se você anda por aí profetizando julgamento em vez da graça e conforto de Deus, isso é falsa profecia.
As visões e sonhos de Deus sempre edificam, exortam e consolam.
O diabo tenta imitar a Deus trazendo imagens à sua mente também, mas imagens dele trazem medo, destruição e angústia.
Por outro lado, as visões dadas por Deus sempre trazem paz.
Mesmo quando Deus lhe dá uma visão que contém um aviso de um evento negativo, sempre virá também uma solução para o problema e ela lhe trará paz.
A chave para receber visões é pedir a Deus por elas
As visões proféticas podem não acontecer imediatamente, mas com certeza se cumprirão no momento certo. Deus disse isso a Habacuque:
Pôr-me-ei na minha torre de vigia, colocar-me-ei sobre a fortaleza e vigiarei para ver o que Deus me dirá e que resposta eu terei à minha queixa. O SENHOR me respondeu e disse: Escreve a visão, grava-a sobre tábuas, para que a possa ler até quem passa correndo. Porque a visão ainda está para cumprir-se no tempo determinado, mas se apressa para o fim e não falhará; se tardar, espera-o, porque, certamente, virá, não tardará. Hc. 2:1-3
Escreve a visão! Espere por isso! Ore até se cumprir! Quando anotamos as visões que Deus nos dá, estamos assumindo uma atitude de fé.
Como fazemos isso de maneira prática?
Reserve tempo para perguntar ao Senhor em oração como ele vê seu casamento, como ele vê seu ministério, sua carreira e como ele vê você.
Enquanto você ora para receber de Deus sabedoria e direção sobre as visões que Ele tem para seu casamento, família, carreira e ministério, escreva-as.
Adote a prática de anotar o que o Senhor lhe mostrar em um caderno ou em um aplicativo de anotações em seu telefone celular. Anote os flashes de visões que surgem em seu espírito. Mesmo que as visões não surjam imediatamente, espere por elas. As respostas para seus desafios e a sabedoria para lidar com eles certamente virão.
O profeta se colocou na torre de vigia. É importante que você se posicione para que Deus fale com você.
Você não pode assistir a programas de televisão o tempo todo e esperar que Deus fale com você ou lhe mostre uma visão sobre seu casamento, seu trabalho, ministério etc. Encontre tempo para estar a sós com o Senhor sem interrupções e permita que Ele lhe mostre Suas visões.
Deus trabalha dentro de você e com você à medida que Ele lhe dá Suas visões.
Há um papel ativo que você tem de desempenhar quando buscar receber visões proféticas de Deus.
Deus não quer que sejamos passivos.
Ele não quer que você esvazie sua mente para que possa dominá-lo. Essa é a maneira que o diabo e o ocultismo fazem. Deus quer trabalhar com você. Ele quer que você coopere com ele. Ele quer seu envolvimento.
É o mesmo que acontece quando oramos em línguas. O Espírito Santo não se apodera de nós, mas falamos em outras línguas inspirados pelo Espírito Santo (Atos 2:4). Somos nós que abrimos a boca para falar, e o Espírito Santo opera conosco.
Da mesma forma, quando se trata de receber visões, não devemos ser passivos ou entregar nossas mentes a forças invisíveis.
Devemos pedir ativamente a Deus por Suas visões, orar no Espírito e esperar e vigiar para ver o que Ele nos mostrará (Hc. 2:1). Fique atento a imagens que possam vir ao seu espírito.
Quando falamos sobre receber visões de Deus, não estamos falando sobre profetizar a respeito de eventos mundiais. Estamos falando sobre receber imagens proféticas simples para nossas vidas, nosso ministério, e aquilo pelo que somos responsáveis.
Você não precisa esperar que um anjo apareça para revelar visões a você. Quando Saulo estava a caminho de Damasco e teve uma visão, as pessoas ao seu redor não viram o Senhor falando com ele (Atos 9:7). A maneira como Deus fala conosco é em Sua voz mansa e suave.
Quando Deus nos dá visões?
No primeiro ano de Belsazar, rei da Babilônia, teve Daniel um sonho e visões ante seus olhos, quando estava no seu leito; escreveu logo o sonho e relatou a suma de todas as coisas. Daniel 7:1
Daniel teve um sonho e visões enquanto estava deitado em sua cama. Ali deitado na cama, visões continuaram aparecendo em sua mente, e ele sabia que eram de Deus. Observe que Deus deu visões a Daniel quando ele estava simplesmente deitado na cama.
Embora pareça pouco espiritual, é um momento quando frequentemente Deus fala conosco. A Bíblia diz que Nabucodonosor também estava deitado em sua cama quando recebeu a visão que Daniel interpretou mais tarde (Dn 2:29).
Algumas visões são simbólicas
Falei aos profetas e multipliquei as visões; e, pelo ministério dos profetas, propus símiles. Oséias 12:10
Frequentemente as visões de Deus são simbólicas, ou seja, elas representam alguma outra coisa. Nesse tempo da nova aliança, Deus ainda dá visões que são símbolos.
Por exemplo, em Atos 10 Deus deu ao apóstolo Pedro uma visão de muitos animais diferentes e os chamou de limpos, significando que Pedro deveria ir aos gentios para pregar a eles, pois o Senhor os tinha chamado de limpos.
Essa história nos incentiva a estar alertas e esperar que o Senhor nos guie por meio de visões simples. Você não precisa levar anos para aprender essa linguagem de visões e sonhos.
Esta não é uma linguagem feita pelo homem que leva muito tempo para se tornar fluente.
No momento em que você é cheio do Espírito Santo, Deus começa a falar com você em visões e sonhos.
É importante que peçamos a Deus Sua visão profética porque sem visão não há manifestação do poder.
É pela Palavra do Senhor e pela visão de Deus que os milagres se manifestam.
Este ano, vamos todos caminhar em visões e sonhos! Esse é um tempo de milagres!