Virando a página
Assim fez Noé, consoante a tudo o que Deus lhe ordenara. (Gn 6.22)
Noé foi o primeiro homem na Bíblia do qual se diz que “fez algo para Deus” e é também o primeiro homem que fez tudo conforme Deus lhe havia ordenado. Sabemos que Noé estava vivendo em um período de transição temporal. E Noé decidiu permanecer confiante naquilo que O Senhor lhe falava.
Nesses dias, também nós, estamos vivendo dias de transição. O que passamos no ano de 2020 não é algo normal. Precisamos ter um ohar espiritual e profético para o que temos vivido. (1Co 2:15)
E, assim como Noé, todo aquele que permanece confiante no Senhor vai colher os frutos dessa consagração.
Porque Noé permaneceu confirante na Palavra nos dias maus em que viveu, o Senhor separou três capítulos de Gênesis para deixar registrado como incentivo a todos nós.
Numa página, diz que Deus fala; na outra, diz que Ele lembra; e, na outra, diz que Ele abençoa.
Chegou a hora de virar a página! Vamos fazer isso agora?
“Disse o SENHOR a Noé […]” (Gn 7.1).
“Lembrou-se Deus de Noé […]” (Gn 8.1).
“Abençoou Deus a Noé […]” (Gn 9.1).
Disse o SENHOR a Noé […] (Gn 7.1)
Você tem certeza de que Deus realmente fala? Sim, Deus fala e fala mesmo.
Ele fala de várias maneiras. Algumas vezes, não estamos atentos à sua voz, mas Ele fala mesmo assim.
Em tempos onde o mundo está em constante movimento e estamos sempre com pressa, pode ser difícil prestar atenção naquilo que Deus tem a nos dizer, com isso muitos acreditam ser incapazes disso, ou até que nosso Pai escolhe pessoas para falar. Mas na verdade o Senhor quer ter um relacionamento profundo com você, tanto que ele fala conosco em todo tempo e de diversas formas.
2Tm 3:16-17 – Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.
A bíblia é a principal ferramenta de Deus para falar com a gente, como está escrito na passagem acima ela foi inteiramente inspirada pelo altíssimo, sendo assim, sagrada e importante para que saibamos a vontade d’Ele para as nossas vidas. Por meio dela o Senhor se manifesta, seja para nos aconselhar, exortar ou confortar. Então, busque tirar um tempo para ler a bíblia diariamente, é através do conhecimento da palavra que somos instruídos e direcionados para andar pelo caminho de paz, justiça e alegria.
Romanos 8:28 – Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.
Nosso Senhor usa situações cotidianas para falar com a gente e até trabalhar em nossas mentes e corações. Seja através de uma enfermidade onde Ele provém a cura, ou de um momento de dificuldade financeira que Ele entra com recursos, ou até mesmo em pequenos momentos ao longo de uma semana onde precisamos de uma solução, por meio dessas situações ele age em nós e mostra sua fidelidade.
Tiago 3:17 – A sabedoria, porém, lá do alto é, primeiramente, pura; depois, pacífica, indulgente, tratável, plena de misericórdia e de bons frutos, imparcial, sem fingimento.
Deus usa pessoas para falar com a gente, um pastor, um líder de célula, um amigo, um chefe ou até alguém que mal conhecemos em situações corriqueiras. Às vezes essas pessoas sabem que o Senhor está usando elas porque foram direcionadas por Ele a nos entregar aquela palavra, mas também acontece de alguém nos direcionar uma palavra de benção, aprendizagem ou até exortação sem saber que precisávamos ouvir aquilo.
Da mesma forma, Deus quer usar eu e você para falar com outras pessoas, devemos sempre estar atentos e permitir que Ele nos use como agentes de benção aos nossos irmãos, buscando sempre a sabedoria que vem do alto.
Mateus 19:26 – Jesus, fitando neles o olhar, disse-lhes: Isto é impossível aos homens, mas para Deus tudo é possível.
Ainda hoje Deus fala de maneira sobrenatural. Na Bíblia existem inúmeros relatos em que Deus usou sonhos, visões e até mesmo uma jumenta para falar, como na história de Balaão. O nosso Senhor continua sendo o mesmo e quer se comunicar com a gente.
Certa vez, fui fazer uma visita à um querido irmão. Em certo momento ele olhou bem nos meus olhos e me disse algo: “Deus sempre fala conosco! Nós é que precisamos aprender a ouvi-lo e a responder à Ele”. Essa frase foi tão marcante em minha vida, que nunca mais me esqueci.
Há momentos em que Deus fala conosco, e pensamos que Ele está falando com outro. Há momentos em que Ele nos chama, e pensamos que Ele está chamando o irmão do nosso lado. Há momentos em que Ele fala, e pensamos que é um pensamento intruso em nossa mente, embora seja Deus falando.
Samuel ouviu chamar o seu nome: “Samuel, Samuel”. E ele, em vez de responder a Deus, corre para o quarto de Eli, porque acha que é o homem chamando, mas é Deus. Há momentos em que você pensa que é o homem falando, mas é Deus bradando nos seus ouvidos. Por isso, muitas vezes, para não restar dúvidas, Ele nos chama pelo nome.
Foi assim diversas vezes na Palavra de Deus. Foi assim com Adão, Noé, Abraão, Moisés, Samuel, Saulo, Maria e tantos outros homens e mulheres de Deus na Bíblia.
A minha pergunta é: você tem a palavra de Deus em sua vida? Deus já falou com você acerca da sua vida, da sua casa, das suas finanças, do seu relacionamento ou do seu ministério? Porque ninguém consegue permanecer se não tiver uma palavra do céu para a sua vida.
Quando Deus quis construir a arca, Ele falou com Noé. Quando quis construir o tabernáculo, falou com Moisés. Quando quis edificar uma casa para si, falou com Davi e com Salomão. Quando quis expandir o evangelho aos gentios, Ele falou com Paulo. Portanto, Deus sempre fala. E hoje, quando quer edificar a sua igreja, Ele fala ao coração de homens e mulheres, dando-lhes uma palavra.
E por que é importante saber que foi Deus quem falou? Porque há momentos em que a única coisa que nos dá força para não desistir é saber que Deus falou conosco. Não foram poucas às vezes que dificuldades me sobressaltaram e eu pensei em desistir. Mas por que continuei? Porque eu sabia que Deus havia me dado uma palavra.
A minha pergunta é: o que tem te sustendo nos dias em que os ventos são contrários? Faça uma declaração como o Salmista: Uns confiam em carros, outros, em cavalos; nós, porém, nos gloriaremos em o nome do Senhor, nosso Deus. (Salmos 20:7). É muito importante você saber que Deus fala e ainda guardar no coração aquilo que Ele tem falado com você. De outra forma, você não conseguirá permanecer no dia mau.
Você pode estar se questionando: Mas tudo aquilo que o Senhor promete na Bíblia não é para mim, pois eu não mereço.
Essa é a maravilhosa obra do cálvario. Nós fomos inseridos em Cristo.
Gl 2:20 – logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim.
Cl 3:2-3 – Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra; porque morrestes, e a vossa vida está oculta juntamente com Cristo, em Deus.
E se estamos inseridos nEle, então, tudo o que pai disse para Ele, agora também diz respeito a nós.
2Co 5:17 – E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.
2 Co 8:9 – pois conheceis a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, que, sendo rico, se fez pobre por amor de vós, para que, pela sua pobreza, vos tornásseis ricos.
Relembre agora de todas as palavras do Pai para você.
Lembrou-se Deus de Noé […] (Gn 8)
O nosso Deus não é um Deus que apenas fala. Ele não é um Deus que fala hoje e amanhã esquece. Ele é um Deus que fala e, depois de muito tempo, ainda se lembra do que falou, da palavra que empenhou conosco. Ele jamais se esqueceu de você.
Is 49:15 – Acaso, pode uma mulher esquecer-se do filho que ainda mama, de sorte que não se compadeça do filho do seu ventre? Mas ainda que esta viesse a se esquecer dele, eu, todavia, não me esquecerei de ti.
Vejamos alguns exemplos na Palavra de Deus:
Certa vez, o profeta Isaías entrou no palácio e disse ao rei Ezequias que a sua enfermidade era para morte. O profeta deu o recado de Deus, dizendo: “Põe em ordem a tua casa, porque morrerás e não viverás” (2 Rs 20.1).
Quando o profeta deu as costas, Ezequias virou o rosto para a parede e disse: “Lembra-te, Senhor, peço-te, de que andei diante de ti com fidelidade, com inteireza de coração, e fiz o que era reto aos teus olhos; e chorou muitíssimo” (2 Rs 20.3).
E, antes de Isaías deixar o palácio, Deus lhe disse: “Volta e dize a Ezequias, príncipe do meu povo: Assim diz o Senhor, o Deus de Davi, teu pai: Ouvi a tua oração e vi as tuas lágrimas; eis que eu te curarei; ao terceiro dia, subirás à Casa do Senhor.” (2 Rs 20.5).
Da mesma forma, Deus não se esqueceu de você!
Se, na Antiga Aliança, Ele lembrava das obras dos seus filhos, quanto mais hoje, na Nova Aliança, Ele se lembra da obra consumada na cruz e nos abençoará.
Em Mateus 21, quando Jesus entrou em Jerusalém, Ele ordenou aos seus discípulos que entrassem em uma aldeia e soltassem um jumento. E orientou que, se alguém lhes perguntasse: “Por que soltais o jumento?”, eles deveriam responder: “O Senhor precisa dele, mas depois o restituirá”. Em outras palavras, o que eles disseram foi: “O Senhor mandou uma mensagem para você emprestar o seu jumentinho, mas Ele também mandou avisar que não vai se esquecer de que você o emprestou e vai restituir-lhe depois”.
O seu trabalho, a sua dedicação e a sua consagração estão na memória de Deus.
A Bíblia diz: “Lembrou-se Deus de Noé” (Gn 8.1). Mas agora esqueça a palavra Noé. O que eu quero que você entenda é que Ele se lembrou de você. Lembrou-se Deus de Maria. Lembrou-se Deus de Ricardo. Leia o texto e coloque o seu próprio nome lá.
Ouça agora o Senhor lhe dizendo: “Eu me lembro de você. Cada oração que fez, cada lágrima derramada, cada vez que Me adoraste, cada oferta que você ofertou, cada dízimo que você devolveu, cada doação que você fez para o bazar, cada fim de semana que você renunciou para estar ajudando às pessoas, cada noite que você voltou tarde para casa depois de um evento intenso na sua igreja”. Nada será esquecido por Deus.
E sabe de uma coisa? Deus não fica devendo nada a ninguém. Se você fez para o homem, o homem pode até não se lembrar depois de algum tempo; mas, se você fez para Deus, isso jamais será esquecido!
Você sabe o que é uma pessoa abençoada por Deus? Aqueles que têm a bênção de Deus, pode vir quem for, não poderá amaldiçoar a sua vida.
Certa vez, o profeta Balaão foi contratado pelo rei Balaque para amaldiçoar o povo de Israel, e sabe o que ele disse: “Como posso amaldiçoar a quem Deus não amaldiçoou?” (Nm 23.8).
Você sabe o que é uma pessoa abençoada? É alguém que tem favor aonde quer que chegue. Quando Deus decide abençoar alguém, essa pessoa pode morar no deserto, e mesmo no deserto ela vai florescer. Não importa as circunstâncias, a bênção de Deus está sobre a sua vida!
Você compra um produto na mesma época que o outro, o produto do outro estraga rápido, e o seu continua com aparência de novo. Portas se abrem diante de você. Pessoas são enviadas para favorecê-lo. Do nada alguém decide gostar de você.
Ouça algo muito sério: se Deus falou algo com você, Ele não vai se esquecer. E, se Deus fala e lembra, inevitavelmente Ele vai abençoar.
Daqui a um ano, sabe o que as pessoas falarão a seu respeito? “Uau! Tudo o que você toca prospera! Quem te viu quem te vê! Você mudou de casa de novo? Que carro bonito! Que família abençoada! Como a sua empresa cresceu!”
Sabe por que estou lhe falando essas coisas? Porque, quando Deus decide nos abençoar, mesmo que estejamos vivendo circunstâncias adversas, as coisas começam a virar a nosso favor.
Assim foi na vida de José: ele foi abençoado na cova; depois, foi abençoado como escravo na casa de Potifar; depois, foi abençoado na prisão; depois, foi abençoado como governante do Egito.
Portanto, Deus fala, Deus lembra e Deus abençoa!
Deus não é homem, para que minta; nem filho de homem, para que se arrependa. Porventura, tendo ele prometido, não o fará? Ou, tendo falado, não o cumprirá? (Nm 23.19)
Que tremendo esse texto! Ele diz que Deus não é homem.
O homem mais rico do mundo depende de outros para continuar sendo rico, pois se todas as pessoas deixarem de comprar o seu produto, ele quebra. Ele pode ter muito dinheiro para muitos anos, mas vai chegar uma hora que ele vai quebrar. Deus, porém, não é homem. Ele está acima de tudo isso. Deus não está limitado!
Ele abençoou você, ninguém pode amaldiçoá-lo. Ninguém pode revogar. Ele já lhe deu, ninguém pode tirar o que é seu.
Você precisa entender isso de maneira muito objetiva: um dia Deus falou, Ele não tem memória fraca, Ele lembra. E hoje é um dia para você também se lembrar das promessas que Ele lhe fez e, baseado nessas promessas, aplicar fé para receber mais bênçãos sobre a sua vida.
No capítulo 7, Deus falou.
No capítulo 8, Deus lembrou.
No capítulo 9, Deus abençoou.
Eu não sei qual capítulo você está vivendo, mas sei que, de um para o outro, é só virar uma página da Bíblia.
Hoje é dia de virar a página também na sua vida!