Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: alegrai-vos. Seja a vossa moderação conhecida de todos os homens. Perto está o Senhor. Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus. Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento. Filipenses 4:4-8
Deus um dia cobrará de nós por todas as coisas que ele criou para o nosso deleite e nós nos recusamos a desfrutar. Quando abrimos mão de desfrutar da vida que Deus planejou para nós, menospresamos o propósito Divino.
Paulo nos estimula em sua carta aos filipenses a termos a alegria que vem do Senhor, desfrutando de pensamentos bons, puros, justos e amáveis.
E você pode perguntar: Como vou ter um coração bom e amável diante das circunstâncias que eu estou vivendo?
Ter um coração cheio de gratidão é a melhor receita para uma vida de alegria e honra.
A gratidão te leva a desfrutar daquilo que Deus lhe deu e te da condições de se alegrar com coisas pequenas, detalhes que parecem insignificante mas tem o poder de satisfazer uma pessoa agradecida.
Você tem desfrutado de tudo o que Deus te deu?
Alguém quer levar uma vida irresistível deve remover toda a pressa, sem dó, nem piedade, pois a vida acontece "entre" os acontecimentos.
Um escritor chamado Noah benShea escreveu: “É o espaço entre as notas que faz a música”.
Deus as vezes nos leva a diminuir a marcha de propósito, afim de que possamos avaliar, e, com gratidão desfrutar do que Ele nos tem dado.
Esse ano fomos forçados a diminuir o rítmo da vida e a pensar no que realmente importa.
Quando nos tranquilizamos, somos convidados a nos sentir mais gratos.
A gratidão desvia o nosso olhar do que está errado e concentra o nosso coração em tudo o que é nobre, puro, amável, de boa fama e digno de louvor.
Quando separamos tempo para observar, sentimos crescer dentro de nós uma gratidão profunda que não havia ali antes.
Somos novamente lembrados de que estamos rodeados por coisas que não merecemos, mas que nos foram concedidas mesmo assim.
As situações podem parecer imperfeitas, mas ser grato é evidência de nossa confiança Nele, O Senhor que está no controle das nossas vidas!!!
Gratidão não é o mesmo que reconhecimento. Ambos são essenciais contudo o reconhecimento é a resposta cordial a um favor recebido.
É a resposta a um presente ou uma promoção; o grito de alegria por uma benção.
A gratidão no entanto, é diferente.
Só pode ser desenvolvida intencionalmente. Começa no espírito.
É uma atitude, uma disposição que carregamos e praticamos, quer as coisas saiam como queríamos, quer não.
Significa estar satisfeito antes que quaisquer presentes sejam concedidos ou mesmo se não forem.
É exalar um obrigado silencioso independente de nossas circunstâncias. É gritar " Aleluia"! Mesmo quando não há nenhuma garantia de benção.
É a confiança para aceitar o que Deus nos conceder.
A gratidão é uma convicção nossa.
Temos o poder de optar por sermos gratos ou não.
Jesus disse: "Os olhos são a candeia do corpo. Se os olhos forem bons, todo o seu corpo será cheio de luz. Mas se os seus olhos forem maus, todo o seu corpo será cheio de trevas". Mateus 6:22-23
Jesus fala de como percebemos a vida.
Há quem pinte tudo escuro, enquanto outros pintam tudo em tons claros.
A nossa opção pela gratidão define as cores do nosso pincel.
A que cores você dará preferência?
A gratidão pede cores de esplendor.
Ela se permite tempo para enxergar magnificência no simples.
Uma das melhores lembranças que tenho na minha vida é de uma manhã, dia dos pais em que meus dois filhos mais velhos Caroline e João Pedro ainda pequenos me fizeram uma surpresa trazendo café da manhã na cama. A emoção me tomou conta de uma forma que eu tive que segurar o choro por várias vezes para não estragar aquele momento em que assistia meus pequeninos filhos tentado me alegrar me servindo. Enquanto a Carol dizia: papai coma o ovinho mexido que foi eu que fiz, o João Pedro ainda aprendendo falar dizia coma a maçã papai, eu que coloquei a maçã. Apesar de saber que a maior parte daquele café foi a minha esposa quem preparou, e de já ter tomado café em vários hotéis cinco estrelas em vários lugares no mundo, aquele foi provavelmente o melhor café da manhã da minha vida e nunca esquecerei do empenho dos meus pequenos filhos que sem ter quase nenhuma habilidade, tocaram profundamente o meu coração porque toda a minha satisfação não estava naquilo que eles podiam me dar e sim no que eles são para mim. São meus filhos e eu os amo.
Foi naquele dia que compreendi melhor, que acima de qualquer coisa que possamos dar ao Senhor, o que importa para Ele somos nós, somos seus filhos e Ele nos ama pelo que somos e não pelo o que podemos fazer para Ele.
Entender isso é uma chave para o seu relacionamento com Deus o nosso Pai que está no céu ser um relacionamento cheio de gratidão e alegria.
Tudo passa pela forma com que avaliamos tudo em nossa volta.
Sempre avaliamos tudo de acordo com os nossos gostos ou desgostos, as nossas preferências, porque estamos acostumados assim.
A verdadeira avaliação no entanto, usa um paradigma diferente, que avalia de acordo com o propósito. Por esse paradigma não precisamos gostar de algo para considera-lo um sucesso. Antes perguntamo-nos se ele alcançou o que se propôs a realizar.
Minha avaliação não se baseia nas minhas preferências. Baseia-se em propósito.
Uma das maiores práticas para aprender a gratidão é começar a demonstra-la. Quando partimos para ação o nosso coração logo acompanha.
A nossa gratidão nos lembra que somos todos pecadores salvos pela graça e só Deus é perfeito.
A gratidão faz com que nós concentremos em Deus que é perfeito em glória.
Ela nos lembra de todos os presentes que não nos deveriam ter sido dados, dos amigos dos quais não somos dignos e da graça que nada fizemos para conquistar.
O problema é que a gratidão se deixa substituir com facilidade, mas sem sabedoria, pelo desejo.
Ela desmorona diante de considerações envolvendo direitos e nos prega peças ao nos fazer pensar que merecemos mais do que realmente merecemos.
Assim nos tornamos ingratos.
A maneira com que o Espirito Santo nos torna pessoas gratas é nos livrando da justiça própria e nos revelando a justiça de Cristo.
A pessoa cheia de Justiça própria sempre vai achar que merece mais do que tem por outro lado, todo aquele que tem revelação da graça Divina é uma pessoa grata.
Viver consciente que Jesus Cristo pagou a minha dívida é a maneira de desfrutarmos de gratidão o tempo todo.
Quero mencionar algumas características do ingrato:
O ingrato não desfruta de nenhum bem que recebe, por mais que ele possua bens não está satisfeito.
O mais pobre de todos é o que tem tudo e não desfruta de nada.
Pensa que o mundo inteiro é seu devedor e tem cara de nota promissória.
Se torna alguém que não consegue se surpreender com coisas boas.
Normalmente é murmurador e não é alguém honrado porque nunca honra a outro.
Você se lembra de ter sido ingrato com alguém?
A gratidão deve ser apreciada e cuidadosamente mantida. Deve ser exercitada tanto nos bastidores quanto no palco; de igual modo no extravagante e no comum.
A gratidão tem mais a ver com a condição do coração do que com as circunstâncias que nos encontramos e a honra é uma bela forma de expressarmos gratidão.
Não importam as circunstâncias, você é capaz de encontrar coisas sobre a sua família, seu amigos sua igreja, pelas quais pode se sentir grato.
Nós participamos de um tempo como igreja no Brasil que foram construídos a partir do compromisso profundo de homens e mulheres que já se foram.
Honrar nossas fontes é uma clara atitude de gratidão.
Como você tem expressado gratidão a sua família?
Para avaliar o que temos edificado como igreja temos que avaliar o que somos e no que temos nos tornado ao longo do tempo.
Não é o tamanho do prédio que torna a igreja irresistível para os céus, e sim o tamanho do coração daqueles que estão dentro do prédio.
A igreja da qual eu quero fazer parte, é a que se pode contemplar a gratidão todos os dias. Essa é uma característica da igreja que ressoa a gloria de Deus e com certeza atrai sua presença manifesta para o nosso meio.
Murmuração ou gratidão, qual tem sido a sua opção?
Depois, disse o SENHOR a Moisés e a Arão: Até quando sofrerei esta má congregação que murmura contra mim? Tenho ouvido as murmurações que os filhos de Israel proferem contra mim. Dize-lhes: Por minha vida, diz o SENHOR, que, como falastes aos meus ouvidos, assim farei a vós outros. Neste deserto, cairá o vosso cadáver, como também todos os que de vós foram contados segundo o censo, de vinte anos para cima, os que dentre vós contra mim murmurastes; não entrareis na terra a respeito da qual jurei que vos faria habitar nela, salvo Calebe, filho de Jefoné, e Josué, filho de Num.Números14:26-30
Evitai que alguém retribua a outrem mal por mal; pelo contrário, segui sempre o bem entre vós e para com todos. Regozijai-vos sempre. Orai sem cessar. Em tudo, dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco. I tessalonicenses 5:15-18
Sabemos pela palavra que aqueles que murmuram não alcançam à benção de Deus e não reconhecem a mão do Senhor sobre suas vidas por isso nunca viverão o melhor do Senhor ao passo que aqueles que têm o coração agradecido conseguem enxergar a mão de Deus nos mínimos detalhes e em todas as circunstâncias tem um coração agradecido.
O que você costuma fazer diariamente, agradecer ou murmurar?
Um coração grato é o que precisamos ter. Murmuradores não reconhecem a benção de Deus reclamam de tudo o tempo todo enquanto o grato desfruta de felicidade e contentamento.
Existe uma grande diferença entre a atitude do grato e do murmurador.
Grato: Já amanheceu que lindo dia!!!!!!
Murmurador: Droga Já amanheceu vou ter que levantar.
Grato: Senhor obrigado por essa esposa prendada que eu tenho.
Murmurador: Todo dia que chego em casa essa mulher está fedendo cebola!!!
Grato: Que bom ver as crianças brincando com saúde.
Murmurador: Essa criançada faz uma bagunça que ninguém aguenta!!!
O que você mais tem agradecido e de que mais tem murmurado?
Podemos ser alguém que vale a pena estar perto.
• Não tenha a si mesmo em alta conta, deixe que os outros o tenham.
• Gente egoísta afasta as pessoas de si.
• Não seja servo de si mesmo, sirva a algo maior que você e você não será medíocre.
• Tenha alegria de ser benção e não apenas de receber a benção.
Quem pensa nos outros pensa como Deus!!!
Você é alguém sempre disposto a dar ou só quer receber?
Deus quer mudar sua maneira de agir e ver as coisas.
Valorize o que tem valor.
O que mais vale nessa vida para você? Você é um entre mais de sete bilhões de habitantes na terra. Apesar de saber disso você se sente muito especial. Algumas pessoas pensam ser o centro das atenções, querem ser lembrados a todo o momento. Mas, a verdade é que cada um de nós é mais um no meio da multidão. Muitos criticam o fato dos governos tratarem pessoas como estatísticas apenas, porém essa é a realidade da raça humana.
Na verdade, o único fator que te faz mais importante em relação aos outros é o relacionamento. É o relacionamento que você tem com alguém que fará toda a diferença em relação aos demais. São os relacionamentos que desenvolvemos durante nossa vida que fazem de nós menos ou mais relevantes e valorizados.
Enquanto uns chorarão ao lado de seu caixão, para outros o fato de você estar morto não fará diferença alguma. Quando o cortejo com seu corpo a caminho do cemitério passar, alguém provavelmente dirá: Mais um se foi.
Quero chamar sua atenção para o fato de que o que temos nessa terra que realmente vale à pena são as pessoas com as quais nos relacionamos: nossa família, parentes e amigos.
A palavra é clara quando diz que somos importantes para Deus. Aqueles que são seus filhos são como a menina dos Seus olhos e que nenhum fio de cabelo de nossa cabeça cai sem que Ele permita.
Ele te criou e Ele te comprou portanto foi Ele quem estabeleceu o seu valor.
Contudo sabemos que para os homens não somos importantes a menos que tenhamos certo nível de relacionamento com eles.
Muitos sem esse discernimento valorizam e dão mais atenção para os que são de fora do que aos da própria casa. Menosprezam sua esposa, não dão atenção aos filhos, irmãos vivem
em conflito permanente e assim os relacionamentos vão se desgastando e paulatinamente perdem o que tem de mais importante nessa terra.
Seja agradecido pelo o que tem. Você é uma pessoa agradecida?
A ingratidão é um sentimento que destrói a pessoa.
Deus se alegra com os corações gratos.
Saber agradecer é fundamental para se abençoado por Deus e alegrar o Seu coração.
Lembre-se a sua gratidão alegra o coração do Pai.
A maneira com que o Espirito Santo nos torna pessoas gratas é nos livrando da justiça própria e nos revelando a justiça de Cristo.
Todo aquele que tem revelação da graça Divina é uma pessoa grata.